por Luiz C. Checchia
A Rede Brasileira de Teatro de Rua realizou seu décimo encontro na cidade paulista de Santos, entre os dias 26 e 30 de janeiro passado. Articuladores de onze estados brasileiros estiveram presentes debatendo suas realidades locais e demandas nacionais. Depois de tantas horas de debates intensos fica-nos uma certeza: é cada vez mais premente a necessidade de lutarmos pela causa da Arte Pública. Todo e qualquer produtor que desejar fazer de sua arte uma mercadoria tem o direito de fazê-lo; mas é fundamental que todo e qualquer artista que perceba sua arte como expressão de uma cultura possa oferecê-la gratuitamente aos povos em condições dignas de trabalho e existência.
Por isso, por crermos na arte como expressão dos povos, das culturas, da condição humana e suas contradições históricas e sociais é que a Rede Brasileira de Teatro de Rua reafirma sua luta pela arte pública e pelo direito ao trabalho digno de todos os artista. Mas é preciso que esse importante coletivo ao qual a Cia Teatro dos Ventos faz parte se fortaleça cada vez mais, agregando mais e mais articuladores por todo o país.
Se esperamos por um Brasil sem miséria, que dele seja erradicada não somente a miséria econômica, mas também a simbólica. Que a nossa maior riqueza - a nosso cultura - seja valorizada e dignifique tanto o público quanto os artistas.
foto: Espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin, com o Grupo Rosa dos Ventos, direção Roberto Rosa.
Clic de Antônio Sobreira
foto: Espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin, com o Grupo Rosa dos Ventos, direção Roberto Rosa.
Clic de Antônio Sobreira