A Cia Teatro dos Ventos está em Hortolândia, interior de SP, participando do 3º Fórum do Interior: Artes e Políticas Públicas. Esse encontro é fundamental para o teatro paulista porque está congregando artistas de teatro de diversas cidades do interior, grande são Paulo e litoral, e seu principal objetivo é marcar um ponto de partida para a luta por novas e mais justas políticas públicas para essas regiões do estado de SP. Na verdade, indo mais além ainda, trata-se de construir novos olhares e percepções para a produção cênica de todo o estado, dignificando-a.
É importante salientar que há um esmagador desnível no acesso de verbas, programas e editais entre essas cidades e a cidade de São Paulo. E embora se costume usar o fato da produção paulistana ser muito maior que a do restante do estado (justificando maior aporte de verbas públicas), também é preciso perceber que a dificuldade de acesso a tais verbas, programa e editais impede o crescimento e a manutenção da realização artística nas demais cidades. Portanto, mais do que a ampliação das atuais políticas públicas, é preciso que se desenvolva uma nova lógica para elas. É preciso que se busque corrigir tal distorção histórica. É preciso que as políticas públicas sejam pautadas no sentido da democratização do acesso a recursos e programas, que as circulações de espetáculos sejam mais que um passar sem troca estética e ideológica de grupos e artistas pelas diversas cidades do estado e, por fim, que viver de sua arte, em sua cidade, seja uma opção real para cada artista do estado de São Paulo.
Todavia, tais conquistas fazem parte de uma luta que será constante, como bem disse a diretora Tiche Vianna de Campinas. Por isso, é fundamental que se fomente em cada cidade do estado de São Paulo discussões, debates e reflexões envolvendo tantos os artistas quanto os produtores, os grupos, e os apreciadores de teatro. A Cia Teatro dos Ventos, em Osasco, sua cidade, tem provocado e participado de debates e reflexões junto aos coletivos Arte na Pólis e Multirão Cultural na Quebrada; e, mais recentemente, tem se empenhado na formação de nossa setorial de teatra.
Enfim, muito o que fazer, e um mundo inteiro para mudar.
O momento é esse e a hora é já!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário